Mais de 230 animais silvestres são resgatados em operações de fiscalização em Santa Catarina |
Blitze educativas alertam sobre os perigos da combinação entre álcool e direção
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Ação da Escola Pública de Trânsito integra a Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo, visando conscientizar motoristas sobre os riscos e as consequências da infração
O Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans), por meio da Escola Pública de Trânsito (Eptran), está realizando uma série de blitze educativas durante esta semana com a temática "Bebida e direção: uma mistura que não merece like!". Essa iniciativa, integrada à programação da Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo, tem como objetivo conscientizar os motoristas sobre os perigos de dirigir sob a influência de álcool.
Agentes de educação estão distribuindo material informativo e conversando com os condutores em diferentes ruas movimentadas da cidade. Na primeira ação educativa, que ocorreu na segunda-feira (19), em frente ao Mercado Público, nos semáforos da rua Abdon Batista e da avenida Paulo Medeiros, os agentes abordaram motoristas para enfatizar a importância de não dirigir após consumir bebidas alcoólicas.
Wilson Eggers, aposentado e um dos motoristas abordados durante a blitz, destacou a relevância dessas campanhas: "É muito bom que a cidade realize campanhas como essa, são sempre bem-vindas porque estão protegendo a vida das pessoas. Se beber não pode dirigir, é um crime".
A conscientização sobre os riscos do álcool ao volante também foi ressaltada por Alexandre Azevedo, caldeireiro que recebeu material da campanha: "É muito perigoso beber e dirigir, é causa de acidente. Bebida e direção não combinam mesmo, vocês estão de parabéns com essa campanha".
A campanha "Bebida e direção: uma mistura que não merece like!" da Eptran conta com o apoio da Guarda Municipal, agentes de trânsito, ONGs, associações e do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.
Melissa Puertas, gerente da Eptran, alerta sobre as consequências graves dessa prática: "Álcool e direção podem custar as nossas próprias vidas e de outros. Quando me envolvo em um acidente e fiz uso de álcool, deixar de ser acidente, é crime".
Dirigir sob influência de álcool ou recusar-se a fazer o teste de medição do teor alcoólico é infração gravíssima, com recolhimento da carteira de habilitação, multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Pode configurar crime de trânsito com pena de detenção de seis meses a 3 anos.
A Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo é realizada pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), com apoio da Prefeitura de Joinville, e conta com uma programação que envolve diversas secretarias do executivo municipal. A semana foi instituída pela Lei 8.973, de autoria do vereador Luiz Carlos Sales e sancionada pelo prefeito Adriano Silva em julho de 2021.
Deixe seu comentário